Route de l'Or et de la Filigrane
Itinéraire: Paredes | Póvoa de Lanhoso | Travassos | Gondomar | Porto
A Rota do Ouro e da Filigrana proporciona uma imersão cultural e histórica no território onde a extracção de ouro e o trabalho da filigrana prosperaram: Paredes, Póvoa de Lanhoso, Travassos, Gondomar e culmina na vibrante cidade do Porto. Ao longo do itinerário, destacam-se as fascinantes Minas de Castromil e Banjas, que revelam a riqueza mineral da região. A visita à Sala de Interpretação da Filigrana e à fábrica Aurélio & Monteiro oferece uma visão única sobre a arte da joalheria em ouro, enquanto o Museu do Ouro apresenta a herança e a tradição dessa nobre metalurgia. O workshop de filigrana no CINDOR proporciona uma experiência prática e enriquecedora.
A NÃO PERDER
Explore as antigas Minas de Ouro de Castromil e Banjas e descubra os vestígios das explorações auríferas romanas.
Participe numa oficina de filigrana na Póvoa de Lanhoso e crie a sua própria peça dourada.
Mergulhe na história da ourivesaria portuguesa com uma visita ao Museu do Ouro em Travassos.
Experimente a arte da filigrana com um workshop em Gondomar, e leve para casa uma peça criada por si.
Passeie pelo centro histórico de Guimarães e descubra a riqueza cultural desta cidade berço.
PROGRAMA
Dia 1: Paredes | Guimarães
Manhã: Percurso desde os locais de origem. Almoço em restaurante local.
Tarde: O roteiro começa com a visita das o Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, local onde se encontram importantes vestígios das explorações auríferas do tempo da ocupação romana. Na continuação da visita, teremos a oportunidade de conhecer as Minas de Castromil, com visita orientada do espaço de exploração mineira. Passeio no centro histórico de Guimarães.
Serão: Jantar e alojamento em hotel.
Dia 2: Póvoa de Lanhoso | Travassos
Manhã: Partida para Póvoa de Lanhoso, para visita guiada da Sala de Interpretação da Filigrana. Seguidamente, oficina de ouro na fábrica Aurélio & Monteiro em Sobradelo da Goma, uma das aldeias onde a tradição da filigrana se mantém mais viva, através do trabalho dos artesão locais. Almoço em Póvoa de Lanhoso.
Tarde: Continuação para Travassos, para visita guiada do Museu do Ouro. Regresso a Guimarães.
Serão: Jantar e alojamento em hotel.
Dia 3: Gondomar | Porto
Manhã: Partida para Gondomar, reconhecida como a Capital da Ourivesaria. A filigrana ocupa um lugar de destaque entre as criações dos ourives locais; de produção artesanal, é concebida em oficinas de pequena escala, de cariz familiar, através de técnicas transmitidas de geração em geração. Visita do Museu Municipal de Filigrana. Seguidamente, workshop de filigrana com oferta da peça realizada no CINDOR. Percurso até ao Porto com almoço em restaurante local.
Tarde: Tempo livre no Porto. Regresso aos locais de origem.