APRESENTAÇÃO
PALÁCIO-CONVENTO DE MAFRA
Grande complexo arquitetónico barroco, é um dos maiores e mais exuberantes monumentos construídos em Portugal.Existem algumas versões sobre a origem da criação do convento; a generalidade dos autores é de opinião que foi apenas o facto da rainha D. Maria Ana de Áustria, após três anos terem passado sobre o dia do seu casamento com D. João V, não ter garantido a descendência daquele monarca. Preocupado com esta situação, o rei teria aceitado o conselho piedoso de Frei António de S. José, que lhe confidenciou que o problema seria resolvido se prometesse a Deus mandar edificar um convento caso viesse a ter um herdeiro.
Inicialmente o projeto contemplava apenas um pequeno cenóbio que albergasse 13 frades. Porém, a apresentação e desenvolvimento progressivo de projetos e encomendas, acabaram por alterar as ideias iniciais, passando sucessivamente o convento a ter programas mais ambiciosos - de 13 passou a destinar-se a 40 religiosos, depois a 80, até atingir a sua capacidade máxima; o objetivo da megalómana construção era então alojar 300 frades arrábidos, mas o projeto inicial viria ainda a ser objeto de variadas e profundas alterações.
Para orientar os trabalhos e traçado da construção, foi convidado o arquiteto germânico João Frederico Ludovice, apesar de a nomeação de arquiteto régio lhe ter sido dada somente após a morte de D. João V, em 1750, pelo novo rei D. José I. A primeira pedra foi lançada a 17 de novembro de 1717, com grande pompa. Na realização do 41º aniversário do "Magnânimo" (rei D. João V), em 22 de outubro de 1730, teve lugar a sagração da Basílica (as festas duraram oito dias), apesar da obra se encontrar ainda longe da sua finalização.
PREÇO:
Em função do nº de participantes.
10- 15 pessoas: 25 euros/pessoa
15- 20 pessoas: 20 euros/pessoa
+20 pessoas: 15 euros/pessoa
Para grupos de menos de 10 pessoas, por favor envie-nos um email para
info@culturalia.com.pt e solicite um orçamento.
HORÁRIO:
Encontro com o guia às 9h45. Início da visita às 10h00.
PONTO DE ENCONTRO:
Na entrada das bilheteiras do Palácio - Convento de Mafra.
CONSELHO:
Chegue cerca de 30 min antes da hora para descansar do trajecto e para se preparar para a visita. Depois conte-nos como foi a sua experiência.